terça-feira, 2 de outubro de 2012

10 Dicas para poupar electricidade

É verdade que já não são novidade para ninguém, mas nos dias que correm não custa nada relembrar uns pequenos gestos que nos podem ajudar a diminuir a conta da electricidade.

1- Habitua-te a desligar todas as luzes, cada vez que sais de uma divisão.

2- Troca todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Estas lâmpadas para além de consumirem menos, também têm a vantagem de durar mais tempo.

3- Desliga todos os aparelhos que possuem standby, no botão ou mesmo na ficha, quando não estão a ser utilizados.

4- Liga apenas o computador, impressora, máquina de café, microondas, apenas quando precisas.

5- Não deixes o telemóvel, nem o computador a carregar a noite toda, porque mesmo depois de estarem carregados continuam a gastar electricidade e já agora, nunca deixes o carregador na tomada, porque continua a gastar.

6- As máquinas de lavar louça e roupa, apenas devem trabalhar com a sua carga máxima e se tiveres tarifa bi-horária, aproveita enquanto ainda se pode usufruir desse tarifário, liga-as apenas nas horas do vazio e faz máquinas de roupa a baixas temperaturas.

7- Reduz o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado. Para manteres o calor dentro de casa, só tens de calafetar bem as janelas e as portas da tua casa.

8- Utiliza sempre que possível, luz natural em casa, abre os estores e cortinas, para obteres uma iluminação natural.

9- Atenção à porta do frigorífico! Junta todos os alimentos para guardar antes de abrires a porta e retira tudo que precisas de uma só vez. Certifica-te que a porta fica sempre bem fechada e nunca coloques alimentos quentes dentro do frigorífico.

10- Sempre que adquirires um electrodoméstico novo, compra um modelo da classe A, uma vez que em termos de energia são muito mais eficientes. Por norma são mais caros, mas obtém-se retorno ao investimento na factura da electricidade.



Aproveitem as dicas e boas poupanças...


4 comentários: