domingo, 21 de outubro de 2012

Dicas para poupar

Nos dias de hoje, todos temos de fazer sacrifícios e ter uma melhor capacidade de cortar nas despesas de forma a fazer com que o nosso dinheiro estique durante 1 mês. Por este motivo resolvi fazer um post sobre algumas formas de pouparmos uns trocos. Sei que não são novidades mas nunca é demais relembrar umas dicas.

1. Registar todas as despesas mensais que fazemos. Sempre que se gastar dinheiro, seja qual for a quantia, temos de registar numa tabela de plano mensal de despesas, como esta disponibilizada na página Para Mim, ou aqui neste post. No final do mês fazemos uma análise das despesas e desta forma podemos constatar onde gastamos € desnecessariamente e onde temos margem de manobra para cortar alguma coisa.

2. Fazer todas as refeições em casa, incluindo as pequenas refeições como o pequeno-almoço e o lanche. Quando isso não for possível, leva contigo por exemplo para o trabalho, o almoço e o lanche, assim além de poupares dinheiro aderes ao movimento da marmita que agora está muito na moda ;)

3. Não desperdiçar comida e aproveitar o que sobra do jantar para levar na marmita para o almoço do dia seguinte ou para reaproveitar no jantar do dia seguinte, com outra "cara".

4. Aproveitar todos os cupões de desconto, mas apenas em compras que façam falta. Há que seja apologista de fazer grandes stocks de produtos apenas porque estão em promoção, mas na minha opinião ter o dinheiro empatado em grande quantidade não faz sentido, até porque hoje em dia existem sempre promoções de tudo e em todo o lado. Uma coisa a ter em atenção nas promoções são os prazos de validade, se não o fizermos o barato pode sair caro.

5. Fazer uma lista de compras e ir ao supermercado comprar apenas o que está na lista. Comparar os preços, por marca e por tamanho (atenção que nem sempre as embalagens maiores saem mais baratas). Também devemos reduzir as idas ao supermercado porque assim a tentação para comprarmos mais qualquer coisa também é menor.

6. Sempre que possível e que compense, opta pelas marcas brancas e leva sempre um saco contigo, para não ser necessário comprares nenhum, assim acabas por poupar na carteira e no ambiente.

7. Aproveita sempre os saldos para comprar a tua roupa para o ano ou estação seguinte, mas antes de comprares pergunta sempre a ti mesmo se precisas realmente desse artigo.

8. Não tenham os cartões de crédito na carteira, deixem-os em casa e assim evitam-se algumas compras por impulso. Além disso a escolha da modalidade de pagamento deve ser sempre de 100%, para que não se tenham de pagar juros.

9. Hoje em dia já temos a opção de escolher, na farmácia, medicamentos genéricos. Fazendo essa escolha a poupança pode chegar aos 60%.

10. Todos os meses tentem pôr uns € de parte, para que tenham um fundo de maneio.

Sem comentários:

Enviar um comentário