sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como poupar dinheiro nas prendas de Natal

Numa altura bastante complicada para muitos de nós, aqui ficam umas ideias para quem não pode dispensar a oferta de prendas natalícias. Estas dicas vão ajudar a não ficar de carteira (mais) vazia.

Um Natal menos consumista. Só porque as outras pessoas nos oferecem prendas caras, não quer dizer que tenhamos de fazer o mesmo. Nem temos de dar todas as prendas que as crianças pedem na carta do Pai Natal. Aproveitem para educar as crianças para o espírito natalício, em vez do espírito consumista.

Estabelecer um orçamento. Se tivermos um orçamento e uma lista das pessoas que queremos presentear será mais fácil de fazer as compras de Natal. Depois é dividir o dinheiro pelo nº de pessoas e encontrar presentes dentro dos valores estipulados. Atenção que o orçamento é para cumprir.

Lembrança versus presente. Quando as famílias são numerosas, a lista de Natal parece que nunca mais acaba, por isso é melhor presentearmos os familiares apenas com lembranças e guardar para o aniversário da pessoa, uma prenda melhor.

Começar a comprar cedo. Quanto mais cedo começarmos a comprar as prendas de Natal, mais tempo temos para procurar a prenda que queremos e comparar preços. Geralmente as compras próximas da data são feitas à pressa sem termos tempo nem paciência, com as enchentes de pessoas nessa altura, para procurar a prenda ideal e por isso não pensamos bem nas coisas e provavelmente compramos coisas mais caras.

Ganhar para gastar. Agora que está na moda vender coisas usadas, podemos vender artigos em bom estado, por exemplo brinquedos, e depois utilizar esse dinheiro como ajuda para a compra das prendas de Natal.

Faça você mesmo. Nos dias que correm estão novamente na moda oferecer prendas feitas por nós próprios. Mediante as mãos de fada que temos podemos oferecer, doces caseiros, bolachinhas ou bolos, bijutaria, velas, saquinhos perfumados... enfim, um sem número de coisas que podem ser feitas por nós. Assim a pessoa que recebe a prenda, tem uma prenda exclusiva e feita com o nosso carinho pessoal.

Deixe o cartão de crédito em casa. Assim mesmo que tenhamos a tentação de comprar algum presente fora do orçamento, é mais difícil de o fazermos. Por isso tente pagar sempre com dinheiro, porque ao vermos o seu desaparecimento conseguimos melhor controlar os gastos e sermos fieis ao orçamento.

Espero que estas dicas vos sejam úteis e vos ajudem a terem um Natal mais feliz, sem estarem a pensar no dia seguinte, em todo o dinheiro que gastaram e como o vão pagar.

E vocês têm mais truques para partilhar ?





Sem comentários:

Enviar um comentário