sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pão por Deus versus Haloween

Já tinha comentado convosco a minha opinião sobre a perda das nossas tradições e a adopção das tradições americanas... não gosto e não concordo. Parece que agora temos duas épocas carnavalescas durante um ano.
Sinceramente não acho normal, tanto as crianças como os adultos no dia 31 de Outubro, andarem vestidos de bruxas, vampiros e afins. Não entendo qual é a piada, isso não faz parte da nossa cultura, nem qual o interesse de nessa noite andarem a encher os carros de farinha e água, atirarem ovos e outras coisas mais. Enfim... 
Na manhã de dia 1 (feriado), como de costume esperava que grupos de crianças tocassem à campainha para pedir o Pão por Deus, mas qual não foi o meu espanto quando nem uma única vez a campainha tocou nessa manhã. Fiquei bastante triste, já que nos próximos anos não há feriado para ninguém, e esta situação apenas veio confirmar a minha teoria de que as nossas tradições se estão a perder.
Para quem não sabe, a tradição do Pão por Deus, começou no ano seguinte ao terramoto de 1755. Nesta altura, a data já tinha o significado religioso do Dia de Todos os Santos e as pessoas aproveitaram para pedir de porta em porta uma esmola, já que devido ao terramoto a população da zona de Lisboa enfrentava uma situação de grande pobreza. Quando batiam às portas, pediam "Pão por Deus" e desta forma todos os anos foi ficando a tradição, alastrando-se aos poucos às outras zonas do país.
Infelizmente hoje em dia, já ninguém sabe o que significa, nem se interessam por assinalar essa data. Podemos ver que em todo o lado, mesmo nos meios de comunicação, apenas se ouve falar no dia das bruxas ou no Haloween.
É pena "nós" deixarmos que as nossas tradições desapareçam, ainda mais nesta altura em que estamos a perder tanta coisa, o Pão por Deus é "apenas" mais uma :(


Sem comentários:

Enviar um comentário