quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Bullying não é brincadeira...

Hoje ao contrário de quase todas as pessoas no nosso País, não vou falar da bola de ouro do Cristiano Ronaldo, mas sim da lamentável morte de mais um jovem estudante vitima de bullying. 

É muito triste como as pessoas hoje em dia são tão cruéis e essa crueldade começa desde muito cedo. É certo que desde sempre "gozámos" com o marrão, o caixa de óculos, a trinca espinhas, etc, mas nos dias que correm as ofensas são muito mais graves e cruéis, levando mesmo por vezes ao suicídio.

Todos temos o dever de lutar contra esta forma de discriminação e violência sobre os outros. Crianças, jovens e adultos podem ser vítimas de bullying. Todos os dias milhares de pessoas são vítimas de bullying e até mesmo pela televisão essa situação entra nas nossas casas, sem que ninguém pense nisso, apenas para aumentar as audiências... basta ver o Secret Story e todas as ofensas verbais e físicas, faltas de respeito, discriminação, entre outras coisas, que por lá acontecem frequentemente, são bullying e todas as pessoas acham o máximo e quanto mais "peixeirada" melhor... É pena que os responsáveis destes programas, ou canais, não vejam que este tipo de comportamentos, que ao fim ao cabo, acaba por reflectir uma grande parte da sociedade, são prejudiciais, principalmente para os mais jovens que acabam por achar que este tipo de atitudes são "fixes" e aceitáveis. 
Já para não falar de quando se dá uma opinião contrária a outras pessoas na net... as pessoas conseguem ofender as outras gratuitamente, mesmo sem as conhecerem, apenas porque têm opiniões diferentes... mas pronto já me estou a alargar no assunto...  

Deixo-vos um pequeno texto sobre o bulling para que o possam "conhecer" um pouco melhor...

O que é o bullying?

O bullying consiste em dirigir a alguém, sem motivação evidente, comportamentos intencionais e repetidos, que infligem intencionalmente prejuízos ou desconforto, através de agressões físicas ou verbais, ameaças ou violência psicológica. 
O Bullying pressupõe um desequilíbrio de poder e pode incluir provocações, insultos, violência física ou exclusão social. 
Um bullie ou agressor pode actuar sozinho ou em grupo. 


Os quatro tipos de bullying mais comuns são:

Bullying verbal – pode incluir agressões verbais, insultos ou boatos; fazer ameaças; comentários sexuais indesejados ou piadas.
Bullying social – pode incluir muitas formas de exclusão, isolamento, humilhação pública ou intimidação.
Bullying físico – pode incluir gestos obscenos, agressões físicas, perseguição ou ameaçar alguém com danos físicos; destruir ou roubar pertences; assédio sexual.
Cyberbullying – tipo de bullying que utiliza a Internet, mensagens instantâneas de telemóveis para intimidar, rebaixar, espalhar boatos, ameaçar ou excluir alguém.

É compreensível sentires-te irritado/a, incomodado/a, com medo, envergonhado/a ou desesperado/a, quando és vítima de bullying, mas mantém a calma e fala com alguém em quem confies, lembra-te que não tens de sofrer em silêncio, nem tens culpa de seres vítima de bulling.


Os pais e as mães têm um papel muito importante na prevenção e resposta ao bullying.

Tentem reconhecer os sinais que avisam que os vossos filhos estão a ser vítimas de bullying. Atenção se apresentam:

- Baixa auto-estima e falta de confiança;
- Problemas de relacionamento com as outras pessoas;
- Ansiedade;
- Desmotivação e vontade de faltar às aulas;
- Desempenho escolar fraco;
- Depressão;
- Vontade de estar sozinho/a; 

Uma das coisas mais importantes que pode fazer, enquanto pai ou mãe, é ouvir e compreender o seu filho ou a sua filha. Muitos e muitas jovens têm dificuldade em falar sobre o facto de estarem a ser vítimas de bullying. É muito importante que, enquanto pai ou mãe, dê ao seu filho ou à sua filha tempo e espaço para conversar consigo sobre estas questões.

Independentemente da tua orientação sexual, identidade de género, gostos pessoais ou características, deves ser capaz de te expressar e de te sentir bem contigo mesmo, sem medo da violência ou do preconceito.


E vocês qual a vossa opinião sobre o bulling? 
Já sofreram ou conhecem alguém que sofra de bulling? O que fizeram para ajudar?

Sem comentários:

Enviar um comentário